Universidade e comunidade juntas: em PE, ações ajudam alunos e comércio

Universidade e comunidade juntas: em PE, ações ajudam alunos e comércio

Juliana Vaz

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

28/04/2020 04h00

Enquanto os palestrantes falavam, era nítida a preocupação no rosto dos graduandos do curso de Ciência do Consumo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), naquele 12 de março. O cenário no Brasil mudava rapidamente: na mesma data os primeiros casos de Covid-19 foram notificados em Pernambuco e esse foi o último evento realizado na sala de seminário no segundo andar da universidade, com os alunos sentados lado a lado, em um ambiente fechado. Dali a poucos dias entraria em vigor a medida de isolamento social frente ao novo coronavírus: as aulas seriam suspensas por tempo indeterminado e apenas serviços essenciais poderiam funcionar na cidade de Recife.

O receio era justificado já que o tema da palestra era justamente sobre consumo nos tempos de pandemia e os impactos econômicos do cenário durante uma crise sanitária. “Eu consigo me segurar no máximo até o fim de março sem trabalho, professor”, disse um dos estudante ao professor Éder Leão, docente do curso Ciência do Consumo, no fim do evento. “A maioria dos estudantes trabalha, seja estagiando ou já empregado. E mesmo quem recebe bolsa de estudo depende de uma atividade extra para garantir a renda. São muitos os alunos que comercializam doces e salgados na universidade e, às vezes, aquele dinheiro é o que paga o transporte deles até lá. Com a quarentena, muitos ali corriam o risco de perder o ganha pão”, diz Éder.

– Veja mais em https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/04/28/da-universidade-para-a-comunidade-em-pe-alunos-ajudam-pequenos-negocios.htm?cmpid=copiaecola

Nenhum comentário

Adicione seu comentário